GRAPHO

SUMMIT CIDADES 2023 – Grupo GRAPHO Software apresenta soluções de transformação digital para cidades inteligentes por meio de Modelagem da Informação da Construção (BIM)

SUMMIT CIDADES 2023

 

GRUPO GRAPHO apresenta soluções de transformação digital para cidades inteligentes por meio de Modelagem da Informação da Construção (BIM)

 

A empresa catarinense é patrocinadora Gold do Summit Cidades 2023

 

Florianópolis (SC), 26 a 28 de junho de 2023 – A Virtual Automação – empresa do Grupo GRAPHO Software – apresenta soluções de transformação digital por meio de Modelagem da Informação da Construção (BIM), processos e tecnologias que reduzem custos e prazos de obras públicas durante o SUMMIT CIDADES 2023, que acontece entre os dias 26 e 28 de junho (segunda a quarta), das 10h00 às 19h00, no Centro de Eventos Centrosul em Florianópolis (SC). Estande da Virtual é o de número 12.

“Nossa empresa, ao logo dos mais de 28 anos em Santa Catarina como Partner Gold Autodesk, atende cerca de 80% das prefeituras no Estado além de outras repartições, departamento e governo estadual com as soluções Autodesk.  Além do setor público, grandes empresas privadas da construção civil e de infraestrutura no Estado também fazem parte da nossa história”, destaca Saul Stelmann Netto, sócio diretor da Virtual Automação.

Cidades Inteligentes

Através do processo de modernização, que trazem desafios na gestão pública e incluem cenários poucos tecnológicos e muitas vezes desconectados, uma das soluções que a Virtual traz é a consolidação de informações em bancos digitais de projetos, obras e gestão de ativos. A utilização do BIM (Building Information Modeling) por meio da solução AEC Colection permite a antecipação de tomadas de decisão, a prevenção e a predição de impactos permitindo atender as necessidades futuras das cidades.

Uso do BIM na Mobilidade, Urbanismo e Drenagem

NA mobilidade e urbanismo, a partir de estudo com imagens de alta resolução obtidas por fotogrametria, torna-se possível o desenvolvimento de modelos digitais para simulação e avaliação de cada projeto incluindo os traçados de vias e estudos de fluxos.

A utilização das ferramentas BIM em obras de infraestrutura permite acelerar a execução de projetos e obras públicas incluindo requalificação urbana. Já a experiência de adoção BIM em planos de drenagem contribui para estudos reduzir riscos de enchentes e alagamentos.

BIM Mandate – (Decreto 10.306)

O BIM na administração pública, inclusive, é uma exigência e se tornou lei através do decreto 10.306 que estabelece a sua utilização na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos públicos e pelas entidades da Administração Pública Federal (Estratégia BIM BR).

No âmbito das licitações (lei 14.133) para obras e serviços de engenharia e arquitetura, a lei prevê preferencialmente o objeto que tenha adotado o BIM ou tecnologias e processos integrados.

 

Mimi palestra – “Aplicação BIM no cenário da construção civil privada em Santa Catarina e seus resultados (ROI)

Ana Carolina Netto e Deisy Oliveira, consultoras técnicas (AEC) da Virtual Automação farão uma breve exposição com o tema acima no dia 27 de junho das 19h00 às 19h30.

 

Impressoras 3D profissionais e de classe industrial

A Virtual Automação também atua em outra vertente da Indústria 4.0 através da parceria com a fabricante catarinense de impressoras 3D, a 3D TAURUS. No Summit Cidades será apresentada nova linha de impressora 3D Profissional e de classe industrial, de grande formato (com opções de volume de impressão em até 1m³). Um dos principais diferenciais da nova linha é a disponibilização de recursos NR 12, norma regulamentadora de segurança no trabalho.

“Nossas impressoras se diferenciam no mercado ao combinar tecnologia avançada com recursos inovadores para atender as necessidades da indústria metalmecânica, metalurgia, automobilística, médico-ortopédico o uso para maquetes, estudos conceituais e volumétricos, além de ferramental para processos de fabricação cimentícea, como por exemplo, moldes para gessos e concretos”, destaca Jaan Tammerik, consultor