Sem categoria

Como o BIM pode ser usado na Manutenção Predial?

Fazer um plano de manutenção predial com o BIM é muito mais funcional porque permite um entendimento melhor das normas técnicas assim como uma interação maior entre todos os componentes do edifício, como as alvenarias, revestimentos, estrutura, sistemas (elétrico, combate a incêndio, hidráulico), ventilação e equipamentos como elevadores, bombas, escadas rolantes, etc, de maneira integrada e automatizada ao invés de gerar estas documentações manualmente.

Com o BIM, a manutenção predial pode trabalhar como consultoria ou mesmo dentro da fase de execução do projeto.

E a manutenção predial pode ser incluída no modelo tridimensional já na fase do projeto para obras projetadas com o BIM. Uma possibilidade é planejar e fazer a entrega de um manual de manutenção predial na conclusão da edificação.

Quando um prédio é finalizado, tudo o que se refere a ele faz parte desse modelo, como pisos, paredes, tubulações, infraestrutura, e toda essa informação será fundamental para a realização dos serviços de manutenção predial. 

Essa dimensão 7D vai rastrear dados importantes, como manuais de manutenção e operação, status, informações sobre garantia e especificações técnicas, que funcionam como um auxiliar de manutenção predial no futuro.

Fonte: reportagem https://grupoajbim.com/manutencao-predial/